Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Colocando Variáveis de ambiente para produção

Ola Bom dia eu tenho uma duvida de como colocar de fato as variáveis de ambiente em produção eu tenho os seguintes dados do meu banco para colocar em variáveis de ambiente Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade quando eu coloco no IntelliJ dessa forma

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

mas sem nenhum resultado. Como eu coloco de fato as variáveis de ambiente eu tbm tentei colocar nas variáveis de Ambiente do computador mas sem nehum resultado

videos que encontrei sobre : https://www.youtube.com/watch?v=sXrZNGWVHVA&ab_channel=CanalVidadeDev https://www.youtube.com/watch?v=GyaE1-vbjf4&ab_channel=BlackLabTech
3 respostas

Oi!

Para incluir as variáveis de ambiente no IntelliJ, você pode clicar com o botão direito na classe main do projeto e escolher a opção Run -> Modify Run Configurations e na popup que será aberta tem um campo chamado Environment variables para você adicionar as variáveis. Exemplo:

Obrigado deu certo! Mas como posso coloca-las nas minha variáveis de ambiente para que posteriormente seja colocado em produção Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Em um ambiente de produção você pode adicionar as variáveis de ambiente no arquivo .bashrc, .bash_profile, ou .zshrc (dependendo do shell que você está usando). Adicione linhas como:

export DATASOURCE_URL=jdbc:mysql://localhost:3306/yourdbname
export DATASOURCE_USERNAME=yourusername
export DATASOURCE_PASSWORD=yourpassword

Depois, recarregue o arquivo de configuração:

source ~/.bashrc

Se você está usando Docker, você pode definir variáveis de ambiente diretamente no Dockerfile ou no docker-compose.yml:

version: '3'
services:
  yourapp:
    image: yourimage
    environment:
      - DB_URL=jdbc:mysql://db:3306/yourdbname
      - DB_USERNAME=yourusername
      - DB_PASSWORD=yourpassword

Ou seja, vai depender da abordagem que você está utilizando para deploy no ambiente de produção.