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Colocando-se no lugar do David, como trabalhar para ter uma equipe harmônica

Ter uma equipe harmônica não é tarefa simples. As empresas tem as respectivas culturas organizacionais, tem seus valores, metas, objetivos....Porém, as pessoas são educadas de forma diferente, em classes sociais e contextos diferentes, tem seus próprios valores, anseios e objetivos, assim como as suas frustrações. Uma boa liderança deve buscar conhecer melhor quem é o seu funcionário, não se restringindo a conhecer as habilidades técnicas do comandado. Outra prática importante é o feedback "on demand", ou seja, não aguardar o fechamento dos ciclos de avaliação para conversar com o funcionário. Dizer no que ele é bom, no que ele precisa melhorar, o que é dele esperado, o que não é desejado, é uma prática necessária e que deve ser realizada com transparência e constância. E é preciso estar ciente de que às vezes substituir um membro da equipe é mais eficiente e eficaz do que permanecer constantemente tentando ajustar o colaborador aos demais colegas de equipe e/ou ao que a empresa espera dele. Obter a harmonia da equipe e elevar o patamar de produtividade enquanto se mantém ou melhora o grau de satisfação global, é uma atividade bastante complexa e que exige um conjunto de muitas habilidades do gestor.

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Olá José.

Tudo bom?

Achei muito interessante que você escreveu e acredito que faça muito sentido.

Obrigada por compartilhar seu comentário com a gente!

Se esta resposta te ajudou, José, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Entretanto, nem sempre podemos substituir os membros de uma equipe. E querer que todos se adequem aos interesses e ao modo de comandar do chefe não é a melhor saída. Um bom chefe deve procurar interagir e conhecer os interesses pessoais de seus colaboradores e identificar suas capacidades e limitações. Somente com conhecimento da equipe o chefe conseguirá promover a confiança mútua e assim conseguir o envolvimento da equipe com os projetos institucionais. Devemos registrar ainda que, na medida do possível, o liderado deve participar do processo decisório, pois assim ele terá maior motivação e maior compromisso com os objetivos traçados.

Abraços,

Arsênio Martins

Manter uma equipe 100% unida não é uma tarefa fácil, mas é possível. Conhecer os membros é o ínicio da jornada, uma vez que o líder vai entender um pouco de cada um, assim como é importante que os membros se conheçam entre si para que haja respeito.