Olá, Simone. Como vai?
Seja muito bem-vinda ao universo da agilidade! É fascinante ver como os conceitos do Scrum conseguem atravessar fronteiras e fazer tanto sentido na área da educação e no trabalho autônomo.
A sua dor é a realidade de quase todo profissional independente. Quando somos o nosso próprio chefe, o acúmulo de papéis e a ausência de uma cobrança externa tornam a procrastinação um desafio diário. A grande sacada que você teve é perceber que o Scrum não serve apenas para grandes times de tecnologia, mas funciona como um excelente framework de autogestão.
Adaptando o Scrum para o "Time de uma Pessoa Só" (Solo Scrum)
Como o seu time é formado exclusivamente por você, algumas adaptações práticas vão te ajudar a manter o foco e evitar que o framework vire uma carga burocrática:
- Divida seus papéis: Reserve um momento da sua semana (pode ser na segunda-feira de manhã) para agir puramente como Product Owner (P.O.). Nesse momento, você não vai executar nada; apenas listar e priorizar o seu Backlog (as tarefas do seu negócio/projeto de educação). O que traz mais valor primeiro? O que é urgente?
- Defina Sprints curtas: Trabalhar com ciclos de uma ou duas semanas é o ideal. Escolha poucas tarefas do topo do seu Backlog priorizado e monte a sua Sprint. Comprometa-se apenas com o que cabe nesses dias. O segredo do foco é saber dizer "não" para o resto enquanto a Sprint estiver rodando.
- O seu quadro Kanban visual: Monte um quadro físico (com post-its na parede) ou digital (usando ferramentas como Trello ou Notion) com as colunas clássicas:
A Fazer, Em Andamento e Concluído. Ver as tarefas mudando de coluna gera uma recompensa psicológica que ajuda a combater a procrastinação. - A importância da Retrospectiva: No final da Sprint, pare por 15 minutos e analise o seu próprio desempenho. Se você planejou fazer 5 tarefas e só fez 2, não se culpe. Use isso como dado matemático para planejar a próxima semana com mais realismo.
Uma sugestão prática para o seu dia a dia
Como você não tem outras pessoas para fazer a Daily (a reunião diária de 15 minutos), faça uma "Daily de Espelho" ou escrita antes de começar a trabalhar. Olhe para o seu quadro e responda mentalmente:
- O que eu fiz ontem que me aproximou da meta da Sprint?
- O que eu vou fazer hoje com foco total?
- Existe algum impedimento bloqueando o meu trabalho?
Esse alinhamento diário vai te dar o senso de direção e a objetividade que você busca para impulsionar os seus projetos educacionais. Muito sucesso na sua jornada ágil!
Espero que possa ter lhe ajudado!