4
respostas

Collection Alunos desapareceu

Oi, estou com o mesmo problema do tópico https://cursos.alura.com.br/forum/topico-dados-perdidos-73973, que ficou sem solução... Procurei em vários fóruns, mas não encontrei nenhuma resposta direta. Tenho uma hipótese, mas não sei se é isso.

Quando inicializamos o mongo e usamos o comando show dbs, visualizamos os databases abaixo:

> show dbs
admin       0.000GB
config      0.000GB
local       0.000GB

E se usarmos o comando db, que dá o nome do database que estamos usando no momento, visualizamos a mensagem abaixo:

> db
test

No curso, se seguirmos os mesmos passos dos videos, começamos criando a collection sem criar um database. Então acabamos criando a collection no database default test

Como solução criei um database CursoAlura, com o comando use CursoAlura. E dentro dele criei a collection, que por enquanto ainda não sumiu.

Alguém sabe se o fato de não ser criado um database é o que causa a perda dos dados, que eu e os colegas do outro post tivemos?

4 respostas

é Fernando Cechett, os caras aqui demoram uma eternidade para responderem, eles sempre falam que não receberam notificações do assunto, lamentável

Oi Fernando, tudo bem? Eu também não sei ao certo. A documentação não deixa isso muito claro, nó máximo encontrei referências dizendo que o test é o database padrão.

Considerando isso, provável que ele seja algo em memória pra você fazer coisas rápidas e ponto.

Se isso estiver correto, então, fará sentido perder os dados. O que eu pessoalmente acho estranho é que isso não aconteceu comigo.

Que sistema operacional você está usando?

Estou usando Windows 8.1, e por enquanto criar o database antes da collection funcionou. Apesar de não conseguirmos ter certeza da resposta, fica uma possível solução pra quem encontrar o mesmo problema.

Ótimo Fernando, obrigado por compartilhar aqui com a gente, se eu ver outra pessoa com o mesmo problema, vou sugerir a sua solução.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software