4
respostas

Colab não importa o arquivo de texto

Ao executar o comando para importar o arquivo *.txt o colab apresenta um erro:

OSError Traceback (most recent call last) in () ----> 1 km = np.loadtxt('carros-km.txt')

2 frames /usr/local/lib/python3.7/dist-packages/numpy/lib/_datasource.py in open(self, path, mode, encoding, newline) 533 encoding=encoding, newline=newline) 534 else: --> 535 raise IOError("%s not found." % path) 536 537

OSError: carros-km.txt not found.

Obs.: Eu consegui abrir o arquivo dentro do colab normal para visualização do txt. porém não consegui importar ele no código pra fazer o calculo.

Código usado:

km = np.loadtxt('carros-km.txt')
4 respostas

Oii Gabriel, tudo bem por aí?

O erro indica que o Google Colab não conseguiu localizar o arquivo, você fez o upload da pasta completa ou apenas do arquivo individualmente? Caso tenha feito da pasta toda, você precisa colocar o nome da pasta onde o arquivo está, desse modo:

km = np.loadtxt('data/carros-km.txt')

Caso ainda tenha alguma dúvida, estou aqui, ok? :)

Oi Sthefanie!

Hoje ocorreu o mesmo erro comigo, porém ao colocar o nome da pasta ainda apresenta erro.

Já refiz o código e importei os arquivos duas vezes e mesmo assim responde com erro.

Os arquivos foram abertos dentro do Colab.

km = np.loadtxt('data/carros-km.txt')

OSError                                   Traceback (most recent call last)
<ipython-input-20-ca8ec7259c95> in <module>()
----> 1 km = np.loadtxt('data/carros-km.txt')

2 frames
/usr/local/lib/python3.7/dist-packages/numpy/lib/_datasource.py in open(self, path, mode, encoding, newline)
    533                                       encoding=encoding, newline=newline)
    534         else:
--> 535             raise IOError("%s not found." % path)
    536 
    537 

OSError: data/carros-km.txt not found.

Oii Juliana! Tudo bem por ai?

Você fez o upload da pasta toda ou apenas dos arquivos de forma individual?

Vou deixar duas opções para você tentar e me falar se deu certo!!

A primeira é você tentar copiar o path (caminho) do arquivo, dessa forma aqui:

Mostrando os documentos

Você clica nos três pontinhos ali da lateral do documento e ele vai aparecer as opções, e seleciona o Copy path Copiando o caminho do documento que queremos

Depois é só você colar esse caminho com o Ctrl+V onde estava o data/carros-km.txt, dessa forma:

km = np.loadtxt('caminho_que_voce_copiou')

Se isso não resolver, você pode reiniciar o runtime do Colab, na aba Runtime > Restart and run all

Restart runtime da máquina virtual do Google Colab

Veja que eu deixei na opção Restart and Run all, ele vai reiniciar o runtime e já rodar as células de código novamente para você.

Se mesmo assim continuar dando problema, me avisa que te ajudo novamente!!

Bons estudos ^^

Oi Sthefanie!

Eu fiz upload das duas formas por arquivo e por pasta , mas mesmo assim dava erro. Meu último upload foi por arquivo e agora segui a orientação de copiar o path que deu certo. Obrigada pela ajuda!