Meus amigos, boa noite!!
Eu fiz a última atividade de Logica de Programação II, em que tenho que criar um canvas com uma paleta de cores e etc...
Abaixo, segue o código que eu criei. Ele executa exatamente o que é pedido.
O problema é que fui comparar com o código do prof. E percebi que eles são bastante diferentes. Fiquei "meio assim".
Vocês poderiam postar as vossas opiniões?
valeu!
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(y <= 50){
desenha = false;
}else if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if((x > 0) && (x < 50) && ( y <= 50)){
corAtual = 'red';
}
if((x > 50) && (x < 100) && ( y <= 50)){
corAtual = 'green';
}
if((x > 100) && (x < 150) && ( y <= 50)){
corAtual = 'blue';
}
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>