Boa tarte!
Optei por não usar a biblioteca no meu código, e não sei se é devido a isso, mas a função calculaChanceDeErrar não está funcionando. A bolinha agora parece que ultrapassa a ponta da raquete, e fica sempre fazendo ponto.
Abaixo meu código.
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametroBolinha = 20;
let raio = diametroBolinha / 2;
//variáveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 1;
let yRaquete = 150;
let larguraRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 584;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0;
//variáveis do placar
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//variável do som
let ponto;
let raquetada;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
exibeBolinha();
movimentaBolinha();
colideBolinhaBordas();
exibeRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaRaquete();
colideBolinhaRaquete();
exibeRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
tocaRaqueteOponente();
incluirPlacar();
marcarPontos();
bolinhaNaoFicaPresa()
}
function exibeBolinha(){
circle (xBolinha, yBolinha, diametroBolinha);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function colideBolinhaBordas(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function exibeRaquete(x, y){
rect (x, y, larguraRaquete, alturaRaquete)
}
function movimentaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW) && yRaquete >= 0){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW) && yRaquete <= height - alturaRaquete){
yRaquete += 10;
}
}
function colideBolinhaRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete
&& yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete
&& yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - larguraRaquete / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
calculaChanceDeErrar()
//outra pessoa movimenta a raquete usando as teclas W e S
/*if (keyIsDown(87) && yRaqueteOponente >= 0){
yRaqueteOponente -= 10;
}
if (keyIsDown(83) && yRaqueteOponente <= height - alturaRaquete){
yRaqueteOponente += 10;
} */
}
function tocaRaqueteOponente(){
if (yBolinha + raio > yRaqueteOponente + larguraRaquete
&& yBolinha - raio < yRaqueteOponente + alturaRaquete
&& xBolinha + raio > xRaqueteOponente){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function incluirPlacar(){
stroke(255);
textSize(16);
textAlign(CENTER)
fill(color(255, 140, 0));
rect(200, 10, 40, 20);
fill (255);
text (meusPontos, 220, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(400, 10, 40, 20);
fill (255);
text (pontosDoOponente, 420, 26);
}
function marcarPontos(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function bolinhaNaoFicaPresa(){
if (xBolinha - raio < 0){
xBolinha = 23;
}
}