3
respostas

Código para transformar células BLANKS em EMPTY.

Olá, primeiro parabéns por esse curso. Muito bom mesmo. No entanto, em todas as aulas eu não encontrei uma coisa muito importante. Não estou encontrando uma forma de transformar células que tenham o seguinte caractere "" (isso mesmo, um texto contendo nada, que eu suponho que se chama blank) em uma célula absolutamente vazia, virgenzinha, como se pertencesse a uma planilha recém-criada. Isso pode parecer coisa boba, mas está transformando uma pasta de trabalho minha de algo em torno de 12 Mb em algo por volta de 200 Mb. Ou seja, um tempo secular para abrir e mexer. Se vocês pudessem me ajudar com esse problema. Um grande abraço. E mais uma vez parabéns pelo curso.

3 respostas

Se você quer apagar o conteúdo de uma célula, mas mantendo a formatação, pode usar isso (exemplo):

Range("A1:F10").ClearContents

Se deseja apagar tanto o conteúdo quanto a formatação, então poderia ser assim:

Range("A1:F10").Clear

Para pesquisar por um determinado conteúdo, existe um metódo Find, aqui tem um tutorial:

https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/office/ff839746.aspx

OK. Muito obrigado pela resposta em tempo recorde. No entanto, meu problema ainda continuou. E eu não estou tendo a menor ideia de como isso é possível. O que está acontecendo: Eu rodei o script:

Range("A1:AT1048576").ClearContents

que abarca, na verdade, todas as células da minha planilha desejada, e salvei o trabalho. No entanto, o tamanho continua gigante. Eu fiz até o teste em outro trabalho. Criei uma fórmulas (que me retornava um valor em texto), aí apliquei para incontáveis células no excel, depois copiei o valor e colei os valores nas mesmas posições. Salvei o arquivo. O tamanho pulou de um tamanho padrão de arquivo novinho em folha para aproximadamente 20 MB. Após, rodei o script acima e mandei "ClearContents" de todas as células selecionadas. Salvei o arquivo. Agora o tamanho alterou de 20 Mb para 16 Mb. Ou seja, como assim? O tamanho não deveria voltar ao original? Que fantasmas são esses nessas células para ter deixado o arquivo tão grande ainda? Valeu mais uma vez pela atenção. Abraços.

Bom Dia

se o seu problema é tamanho da planilha pode tentar o código abaixo, pois ele limita a leitura da planilha.

Este código deve ser colocado na Sheet que está tendo problemas com tamanho.

Option Explicit

Private Sub Workseet_Activate()

Sheets("Coloque aqui o nome de sua planilha").Select

Me.ScrollArea = "A1:GL5000" ' cite quantas linhas voce quer

End Sub