2
respostas

Código para o Ator não ultrapassar as bordas da tela

Fiz novamente o mesmo processo que já havia feito no Pong, agora no Freeway, para que o Ator não ultrapasse as bordas da tela quando você continua pressionando para cima ou para baixo. Segue o código:

//variáveis do ator
let xAtor = 100;
let yAtor = 365;
let velocidadeAtor = 2;

function mostraAtor(){
  image(imagemDoAtor, xAtor, yAtor, 30, 30);
}
function movimentaAtor(){
  if(keyIsDown(UP_ARROW) && yAtor >= 0){
    yAtor -= velocidadeAtor;
  }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW) && yAtor <= 370){
    yAtor += velocidadeAtor;
  }
}
2 respostas

Opa, que legal!

Mas acho que o intuito desse módulo é a gente se acostumar com a formatação do nosso código de forma limpa, utilizando os conceitos do Clean Code (Código Limpo) do Robert Cecil Martin.

Por exemplo, é mais fácil escrever da mesma forma como você fez, mas para quem vai ler fica um pouco mais difícil de entender o que exatamente seria o yAtor <= 370 do que do modo mostrado no curso.

p.s: Sou apenas mais um aluno como você, não faço parte da Alura!

Então, na realidade eu havia postado este tópico antes de o professor abordar a questão no curso. Eu fiz do jeito que ele mostrou e entendi o conceito, mas confesso que considero um pouco mais complexo eu criar uma nova função e novas variáveis para algo que eu poderia simplesmente executar em uma função já pronta colocando uma condição a mais no mesmo if.

A meu ver esta questão do número do 370 até pode ser substituída por uma variável também. E longe de mim querer ensinar o padre a rezar missa. Mas eu realmente não compreendi direito a necessidade de fazermos do jeito que foi feito no curso, do jeito que eu havia feito originalmente parecia bem mais simples.