Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Código <meta charset+"UTF-8">

Esse código <meta charset+"UTF-8"> que segundo o o professor informa que serve pra corrigir erros de acentuação, na realidade se eu coloco o código, ai sim que faz com que o texto tenha erros. E estou usando a o chrome. Inadimissível uma plataforma dessa o professor não fazer um adendo que dependendo da versão do seu navegador esse código que em tese seria pra corrigir, na verdade estraga todo o texto, portanto sendo desnecessário. Tive que aprender fazendo, mas pagamos o curso pra ter uma orientação precisa.,

3 respostas

Olá David, a tag " meta charset="UTF-8" " é compatível com todas as versões de navegadores que tem no mercado atualmente, o que pode ter acontecido é que você digitou ela com algum erro de sintaxe que faz com que o navegador não a identifique e bug todo o seu texto.

Estou deixando o link de alguns artigos que ajudaram você a entender a importância da tag " meta charset="UTF-8" "

O que é meta charset=”utf-8″ e para que serve?

O que é o HTML e suas tags? Parte 1: estrutura básica

O que é meta charset= “utf-8” no HTML e para que serve?

Espero ter ajudado.

Não digitei errado pois no curso tem o código pra copiar e colar e como disse sem o código o texto aparece correto sem erros de acentuação ao colocar o código o erro aparece, ou seja o efeito é exatamente ao contrario. e vi outros tópicos citando a mesma coisa. Acho que precisa de uma atualização esse curso. Pelo menos pra dizer que dependendo do navegador e sua versão não é necessário utilizar o código.

solução!

David, todos os cursos que eu fiz sobre Html5 e todos os programadores que eu acompanho em mídias sociais recomendam o uso da tag meta charset="UTF-8" e falam da sua importância.

Dito isto eu fui pesquisar sobre o assunto e encontrei a possível causa do seu problema, alguns editores de código tem uma ferramenta que codifica o charset="UTF-8" de forma automática quando salvamos o arquivo, o que pode a vir causar alguns problemas caso esta ferramenta não esteja configurada da forma correta.

Busquei entender também o motivo do navegador esta lendo o documento de forma correta quando não se usa a tag meta charset="UTF-8", e o que acontece é que os navegadores que nos utilizamos possuem uma ferramenta que por padrão quando não encontra a tag " meta charset="UTF-8" no documento utilizam a codificação "UTF-8", o que não exclui a utilização da tag meta charset="UTF-8" nos documentos Html.

Estou deixando as fontes das informações abaixo caso queira dar uma olhada.

Charset não funciona.

Problema com acentuação UTF-8 resolvido de uma vez por todas!

Configurações de codificação para texto truncado

Escolha e uso de codificação de caracteres

✔ A Forma Certa de Como Configurar Encoding de Arquivos no VS Code (Código Legado sem Stress)