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Código mais extenso, porém também funciona

Eu consigo entender o basico da lógica e como o código deve funcionar, porém na hora de montar o código eu simplesmente travo. o melhor que eu consegui fazer foi assim:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {


        if (evento.shiftKey == true)  { 
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 20, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
            console.log(x + ',' + y);
        } 

        else { 
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
            console.log(x + ',' + y);
        }
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>

Eu sei que não é a forma mais prática, mas foi a melhor maneira que eu achei de resolver. eu acho que o meu problema é em saber quando criar uma variável e trabalhar com ela.

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solução!

Oi Felipe, como vai?

Tenho o costume de dizer que na programação não há uma maneira exata de fazer algo, claro que conseguimos melhorar o código com o tempo. Mas seu código ficou ótimo, atendeu muito bem a proposta.

Com a prática e dedicação, exercícios como este se tornará algo simples, fique tranquilo.

Qualquer dúvida estamos por aqui.

Um forte abraço e bons estudos!