Eu consigo entender o basico da lógica e como o código deve funcionar, porém na hora de montar o código eu simplesmente travo. o melhor que eu consegui fazer foi assim:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(evento) {
if (evento.shiftKey == true) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 20, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
else {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>
Eu sei que não é a forma mais prática, mas foi a melhor maneira que eu achei de resolver. eu acho que o meu problema é em saber quando criar uma variável e trabalhar com ela.