Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Código limpo

Estou com dúvidas quanto a melhor forma para um código limpo/eficaz. Já fui ensinada a usar apenas 1 return em uma função, mas também a usar a quantidade de returns de acordo com as condicionais, ou seja, mais de um return. Exemplo dos códigos a seguir:

Um exemplo de função com apenas um return.

def ParOuImpar(x): 
   resposta = 0
   if (x%2) == 0:
      resposta = 0
   else:
      resposta = 1
   return resposta

Um exemplo de função com 2 ou mais return.

def ParOuImpar(x):
   if(x%2)==0:
      return 0
   else: 
     return 1

Então, qual seria a melhor forma de fazer e por quê?

1 resposta
solução!

Raiany, tudo bom?

O return finaliza seu método retornando (não achei outra palavra melhor!) o resultado do seu processamento. Particularmente desconheço regras de uso para ele como a quantidade, mas por bom sendo realmente ele deveria ser utilizado apenas no final para o retorno.

Como não é uma regra temos o exemplo acima. Note que é um método pequeno, com apenas um cálculo. Temos uma instância de variável que sabemos ser um espaço de memória alocado. Nesse caso, insignificante. Mas, nesse caso, nesse contexto, não tendo uma atribuição (resposta = 0 ou 1) já é menos um comando.

Teríamos que fazer um teste para saber se isso é realmente significante, acredito que não.

Em resumo, use o return o mínimo de vezes possível. Se houver uma necessidade em que perceber que está usando muitos, talvez seja melhor alterar a abordagem do código. Mas não precisa se limitar a um uso por método.