1
resposta

Código gerações

Olá, boa tarde! Eu gostaria de uma opinão. Eu venho fazendo sempre os códigos pensando na menor alteração futura possível. Por exemplo, nesse das gerações eu tentei fazer de uma forma que daria pra mudar apenas o ano atual e já atualizar todo o resto, na minha cabeça isso facilitaria muito em possíveis atualizações futuras, mas não sei se fica muito truncado, ou poluído em relação as boas práticas como o professor cita as vezes. Alguém pode me falar um pouco sobre?

Meu código ficou assim:

<meta charset="UTF-8">

<script>
    function pulaLinha (){
        document.write("<br>")
    }

function mostra (frase) {
        document.write(frase)
        pulaLinha()
    }

var anoAtual = 2021
    var anosPassados = (anoAtual-1500)
    var geracoes = (anosPassados/28)

mostra("Desde 1500 já se passaram " + Math.round(geracoes) + " gerações, se considerarmos apenas as gerações que existiram após os colonizadores chegarem.")

</script>
1 resposta

Oi Caroline, tudo bem?

Muito importante essa sua preocupação no início! Realmente, temos que pensar em um código limpo que gere a melhor manutenção possível para o futuro. Mas ter mais variáveis em um código não o torna poluído, pelo contrário, é importante para a manutenção!

Seu código está muito bom! Se você ainda preferir, podemos salvar os valores 1500 e 28 em variáveis também, para facilitar ainda mais a manutenção, mas isso é apenas uma sugestão =)

Parabéns pela curiosidade, precisando de qualquer ajuda é só postar aqui no fórum que estaremos à disposição! Abraços e bons estudos =)