Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Código errado?

<meta charset="utf-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgrey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    var xAleatorio;

    var yAleatorio;

    function desenhaCirculo(x, y , raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function desenhaAlvo(x, y){

        desenhaCirculo(x,y, raio+20, 'red');
        desenhaCirculo(x,y, raio+10, 'white');
        desenhaCirculo(x,y,10, 'red');
    }

    function sorteiaPosisao(maxima) {

        return Math.floor(Math.random() * maxima);

    }

    function atualizaTela(){
        limpaTela();
        xAleatorio = sorteiaPosisao(600);
        yAleatorio = sorteiaPosisao(400);
        desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
    }

    setInterval(atualizaTela, 1500);

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pagex - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pagey - tela.offsetTop;

        if((x > xAleatorio - raio) 
            && (x < xAleatorio + raio) 
            && (y > yAleatorio - raio) 
            && (y < yAleatorio + raio)) {

            alert('Acertou!');
        }


    }

    tela.onclick = dispara;


</script>

A onde está errado?

2 respostas
solução!

Oi Ana

O problema está na função dispara o evento.pageX e Y precisam estar em maiúsculo, assim:

var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

Parabéns pelo empenho nos estudos!

Continue praticando e qualquer dúvida pode contar com a gente.

Muito obrigada!

Não tinha reparado nesse detalhe.