Olá Melquisedeque, tudo bem com você?
Meus parabéns pela implementação do código, fico feliz que tenha compartilhado com a comunidade do fórum Alura. Continue com essa dedicação e sempre participando no fórum.
Realizei alguns testes com o código apresentado, e gostaria de recomendar algumas mudanças, para que ele seja executado como proposto no desafio, adicionando uso da função sorteia
. Deixo abaixo os pontos de mudanças.
Mudanças que devem ser feitas na função sorteia
.
Mudanças na declaração da variável do número sorteado
Agora, será necessário fazermos o uso da função sorteia
para gerar um número aleatório.
Onde temos a declaração da variável de nome sorteia
, mudaremos o seu nome para numeroSorteado
, essa mudança será necessária para evitar conflitos de nomenclatura, não sendo permitido uma função e uma variável com o mesmo nome.
Na variável numeroSorteado
iremos atribuir a chamada da função sorteia()
e passando o valor 10
para a função.
Deixo abaixo a como a vairiável numeroSorteado
ficará após as mudanças.
var numeroSorteado = sorteia(10);
Comparação entre a variável chute
e a variável numeroSorteado
Neste momento poderemos realizar a comparação no número sorteado (numeroSorteado
) com o número que o usuário chutou (chute
), basta adicionar as variáveis nas estruturas condicionais if
. Como apresentado abaixo.
if(chute == numeroSorteado) {
mostra("Uau! Você acertou, pois eu pensei no " + sorteia);
}
else {
if(chute < numeroSorteado) {
mostra ("Você chutou abaixo do esperado");
}
else {
if (chute > numeroSorteado){
mostra ("Você chutou acima do esperado");
}
}
}
Após realizadas as mudanças descritas, o código deverá ficar como apresentado abaixo. Basta salvar o arquivo e executá-lo. Será pedido para informar um número, após informá-lo, será retornado se o jogador acertou ou não o número secreto.
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
function sorteia (n) {
return Math.round(Math.random()*(n));
}
var numeroSorteado = sorteia(10);
var chute = parseInt(prompt("Já pensei. Qual você acha que é?"));
if(chute == numeroSorteado) {
mostra("Uau! Você acertou, pois eu pensei no " + sorteia);
}
else {
if(chute < numeroSorteado) {
mostra ("Você chutou abaixo do esperado");
}
else {
if (chute > numeroSorteado){
mostra ("Você chutou acima do esperado");
}
}
}
</script>
Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para compartilhar o seu desenvolvimento ou para tirar suas dúvidas.
Fico à disposição.
Abraços e bons estudos.