1
resposta

código do joguinho

Espero queesteja batendo, conforme o que foi pedido:

<meta charset="UTF-8">
<script>

    function pulaLinha() {

        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase) {

        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    function sorteia (number) {
        Math.round(Math.Random()*(n))
    }

    var sorteia = parseInt(prompt("Já pensei. Qual você acha que é?"));

    var chute = parseInt(prompt("Já pensei. Qual você acha que é?"));

            if(chute == sorteia) {
                mostra("Uau! Você acertou, pois eu pensei no " + sorteia);
    } 
        else {

            if(chute < sorteia) {
                mostra ("Você chutou abaixo do esperado");
    }
        else {
            if (sorteia > sorteia){
                mostra ("Você chutou acima do esperado");
        }

    }

    }

</script>
1 resposta

Olá Melquisedeque, tudo bem com você?

Meus parabéns pela implementação do código, fico feliz que tenha compartilhado com a comunidade do fórum Alura. Continue com essa dedicação e sempre participando no fórum.

Realizei alguns testes com o código apresentado, e gostaria de recomendar algumas mudanças, para que ele seja executado como proposto no desafio, adicionando uso da função sorteia. Deixo abaixo os pontos de mudanças.

Mudanças que devem ser feitas na função sorteia.

  • Na declaração da função sorteia. Troque o atributo declarado como number para n. O atributo n está sendo utilizado como multiplicador da função Math.random(), caso não seja declarado na função, não receberá um valor.
  • Troque Math.Random() (com o R maiúsculo) por Math.random() (com o r minúsculo).
  • A função sorteia precisa retornar o valor sorteado, para isso usaremos a cláusula return.
  • Deixo abaixo a como a função sorteia ficará após as mudanças.
      function sorteia (n) {
              return Math.round(Math.random()*(n));
          }

Mudanças na declaração da variável do número sorteado

Agora, será necessário fazermos o uso da função sorteia para gerar um número aleatório.

  • Onde temos a declaração da variável de nome sorteia, mudaremos o seu nome para numeroSorteado, essa mudança será necessária para evitar conflitos de nomenclatura, não sendo permitido uma função e uma variável com o mesmo nome.

  • Na variável numeroSorteado iremos atribuir a chamada da função sorteia() e passando o valor 10 para a função.

  • Deixo abaixo a como a vairiável numeroSorteado ficará após as mudanças.

      var numeroSorteado = sorteia(10);

Comparação entre a variável chute e a variável numeroSorteado

Neste momento poderemos realizar a comparação no número sorteado (numeroSorteado) com o número que o usuário chutou (chute), basta adicionar as variáveis nas estruturas condicionais if. Como apresentado abaixo.

if(chute == numeroSorteado) {
          mostra("Uau! Você acertou, pois eu pensei no " + sorteia);
    } 
        else {

            if(chute < numeroSorteado) {
                mostra ("Você chutou abaixo do esperado");
    }
        else {
            if (chute > numeroSorteado){
                mostra ("Você chutou acima do esperado");
        }

    }

    }

Após realizadas as mudanças descritas, o código deverá ficar como apresentado abaixo. Basta salvar o arquivo e executá-lo. Será pedido para informar um número, após informá-lo, será retornado se o jogador acertou ou não o número secreto.

<meta charset="UTF-8">
<script>

    function pulaLinha() {

        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase) {

        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    function sorteia (n) {
        return Math.round(Math.random()*(n));
    }

    var numeroSorteado = sorteia(10);

    var chute = parseInt(prompt("Já pensei. Qual você acha que é?"));

        if(chute == numeroSorteado) {
          mostra("Uau! Você acertou, pois eu pensei no " + sorteia);
    } 
        else {

            if(chute < numeroSorteado) {
                mostra ("Você chutou abaixo do esperado");
    }
        else {
            if (chute > numeroSorteado){
                mostra ("Você chutou acima do esperado");
        }

    }

    }

</script>

Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para compartilhar o seu desenvolvimento ou para tirar suas dúvidas.

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos.