Excelente este exercício do jogo.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
//O jogo do Alvo
//Objetivo: usar o ponteiro do mouse
// para acertar o centro do Alvo, em movimento.
//Base para trabalho
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
//Base para o Alvo
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
var raio = 10;
var xAleatorio; //Definidas estas variáveis aqui
var yAleatorio; //podem ser usadas em diversas funções.
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function desenhaAlvo(x, y) {
desenhaCirculo(x, y, raio + 20, 'red');
desenhaCirculo(x, y, raio + 10, 'white');
desenhaCirculo(x, y, raio, 'red');
}
//Funções de movimento do Alvo
function sorteiaPosicao(maximo) {
return Math.floor(Math.random() * maximo);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}
setInterval(atualizaTela, 1000);
// Comandos para a Seta do mouse
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if ((x > xAleatorio - raio) &&
(x < xAleatorio + raio) &&
(y > yAleatorio - raio) &&
(y < yAleatorio + raio)) {
alert('Acertou!');
}
}
tela.onclick = dispara;
</script>