Eu tive alguns problemas para fazer o código e isso acontece de vez em quando, ai ocorre que admito ter dado uma olhadinha na solução do professor e pra minha surpresa estavam, fora as frases recomendadas e a referencia ao "n" no bloco da função sorteia(n), quase tudo igual ou tecnicamente igual. Então quebrando a cabeça aqui entendi que o atributo "n" teria duas alternativas para conservar o meu código: ou era substituido por um número para poder ser trabalhado pelo Math.round(Math.random()10)
ou era apagado deixando a função como uma função sorteia()
. Assim o meu código ficou, como exercício particular (explicação continua após o código):
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
};
function sorteia(n) {
return Math.round(Math.random()*10);
}
var numeroPensado = sorteia();
var chute = parseInt(prompt("Digite seu chute aqui"));
if(chute == numeroPensado) {
mostra("você acertou!!! Eu tinha pensado no número " + numeroPensado)
};
if(chute < numeroPensado) {
mostra("Errroouu! O número é pensado é maior que o número que vc escolheu. O número pensado é: " + numeroPensado)
};
if(chute > numeroPensado) {
mostra("Errroouu! O número é pensado é menor que o número que vc escolheu. O número pensado é: " + numeroPensado)
}
</script>
Funciona, mas a proposta do professor era mesmo que a função sorteia() tivesse o parâmetro n, para o programador conseguir alterar o número a ser retornado pelo Math.round(Math.random()) de maneira simples. Então acolhi a solução proposta na página e fiz a função sorteia(n) conforme está lá. O código final e funcional abaixo:
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
};
function sorteia(n) {
return Math.round(Math.random()*10);
}
var numeroPensado = sorteia();
var chute = parseInt(prompt("Digite seu chute aqui"));
if(chute == numeroPensado) {
mostra("você acertou!!! Eu tinha pensado no número " + numeroPensado)
};
if(chute < numeroPensado) {
mostra("Errroouu! O número é pensado é maior que o número que vc escolheu. O número pensado é: " + numeroPensado)
};
if(chute > numeroPensado) {
mostra("Errroouu! O número é pensado é menor que o número que vc escolheu. O número pensado é: " + numeroPensado)
}
</script>