#include <stdio.h>
#include <string.h>
#include "forca.h"
#include <time.h>
#include <stdlib.h>
char palavrasecreta[20];
char chutes[26];
int chutesdados = 0;
void abertura() {
printf("/****************/\n");
printf("/ Jogo de Forca */\n");
printf("/****************/\n\n");
}
void chuta() {
char chute;
printf("Qual letra? ");
scanf(" %c", &chute);
chutes[chutesdados] = chute;
chutesdados++;
}
int jachutou(char letra) {
int achou = 0;
for (int j = 0; j < chutesdados; j++) {
if(chutes[j] == letra) {
achou = 1;
break;
}
}
return achou;
}
void desenhaforca() {
for (int i = 0; i < strlen(palavrasecreta); i++) {
int achou = jachutou(palavrasecreta[i]);
if(achou) {
printf("%c ", palavrasecreta[i]);
} else {
printf("_ ");
}
}
printf("\n");
}
void adicionapalavra() {
char quer;
printf("Voce deseja adicionar uma nova palavra no jogo? (S/N) ");
scanf(" %c", &quer);
if(quer == 'S') {
char novapalavra[20];
printf("Qual a nova palavra? ");
scanf("%s", novapalavra);
FILE* f;
f = fopen("palavras.txt", "r+");
if(f == 0) {
printf("Banco de dados de palavras nao disponivel");
exit(1);
}
int qtd;
fscanf(f, "%d", &qtd);
qtd++;
fseek(f, 0, SEEK_SET);
fprintf(f, "%d", qtd);
fseek(f, 0, SEEK_END);
fprintf(f, "\n%s", novapalavra);
fclose(f);
}
}
void escolhepalavra() {
FILE* f;
f = fopen("palavras.txt", "r");
if(f == 0) {
printf("Banco de dados de palavras não disponível");
exit(1);
}
int qtdpalavras;
fscanf(f, "%d", &qtdpalavras);
srand(time(0));
int randomico = rand() % qtdpalavras;
for(int i = 0; i < randomico; i++) {
fscanf(f, "%s", palavrasecreta);
}
fclose(f);
}
int enforcou() {
int erros = 0;
for(int i = 0; i < chutesdados; i++) {
int existe = 0;
for(int j = 0; j < strlen(palavrasecreta); j++) {
if(chutes[i] == palavrasecreta[j]) {
existe = 1;
break;
}
}
if(!existe) {
erros++;
}
}
return erros >= 5;
}
int acertou() {
for(int i = 0; i < strlen(palavrasecreta); i++) {
if(!jachutou(palavrasecreta[i])) {
return 0;
}
}
return 1;
}
int main() {
escolhepalavra();
abertura();
do {
desenhaforca();
chuta();
} while(!acertou() && !enforcou());
adicionapalavra();
return 0;
}