//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametroBolinha = 20;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentoBolinha();
colisaoBolinha()
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha , yBolinha, diametroBolinha);
}
function movimentoBolinha () {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function colisaoBolinha () {
if (xBolinha + raio> width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio<0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}