<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var i = 0; //variavel sera usada para incremento e decremento
var raio = 20; //variavel que ira guarda o valor do raio
function atualizaTela(){ //criei a função ´para atualizar o valor de raio e desenhar o circulo
if(raio>=30){ //se o raio maior ou igual 30 i recebe -1
i = -1;
}
if(raio <= 20){//se o raio menor ou igual 20 i recebe 1
i = 1;
}
limpaTela();
desenhaCirculo(300,200,raio,"black");
raio = raio + i; //dependendo da condicional raio recebe um incremento ou um decremento
}
setInterval(atualizaTela,40);
</script>