// função criarTarefa: a partir do momento que eu clico no meu botão escolhido, ele vai executar a função que irá percorrer o DOM, // vai buscar o input, vai pegar o valor que está dentro do input, vai colocar no console.log e vai exibir para nós no navegador.
let criarTarefa = (evento) => {
//previne que nosso html recarrega a pagina sem pedirmos
evento.preventDefault()
let lista = document.querySelector("[data-list]")
//pega o que o nosso input irá receber de informação
const input = document.querySelector("[data-form-input]");
//essa variavel irá armazenar a informação que a varival input recebeu
const valor = input.value;
//irá criar uma lista no nosso html sem alterar nosso codigo html em si
let tarefa = document.createElement("li")
//como criar uma classe para estilizarmos os elementos criados no html a partir do js
tarefa.classList.add("task");
//agora podemos usar a class=task para estilizarmos os novos itens da nossa listas recebidos pelo input
let conteudo = `<p>${valor}</p>`;
//variavel tarefa ira receber a variavel valor, que por sua vez guarda o que foi digitado no input.
tarefa.innerHTML = conteudo;
//criando um "filho" para a nossa ul do html que está como a variavel lista
lista.appendChild(tarefa);
//vai limpar nosso campo input
input.value = ""
}
let novaTarefa = document.querySelector("[data-form-button]");
//evento de click: ao clicar no botão, algo acontece
//addEventListener: escuta e recebe uma ação... no caso a ação é clicar, depois temos que colocar uma função anonima, //pois ao clicar a função dispara uma ação.
novaTarefa.addEventListener('click', criarTarefa);