1
resposta

Codificação UTF-8 nao funciona na linguagem C

Eu utilizo o VS Code para programar, inclusive fiz a formação em 'C', porem tive problemas com a saída no terminal, não consegui utilizar caracteres especiais, no entanto fui pesquisar e com a codificação Western (ISO 8859-1) consegui fazer a impressão dos caracteres, gostaria de enteder mais sobre essas codificações, porque no python funciona a UTF-8 e no 'C' não

1 resposta

Olá Philippe, tudo bem com você?

O suporte para a codificação UTF-8 no C depende do sistema operacional e da biblioteca de entrada/saída padrão utilizada. Por exemplo, em sistemas Unix-like, é comum utilizar a biblioteca de entrada/saída "glibc", que tem suporte para UTF-8. Já em sistemas Windows, a biblioteca de entrada/saída padrão é menos compatível com UTF-8, o que pode dificultar a impressão de caracteres especiais no terminal.

No Python, a codificação UTF-8 é amplamente utilizada e suportada por padrão em todas as plataformas. Por isso, você pode imprimir caracteres especiais sem problemas em um terminal usando essa codificação.

Espero ter lhe ajudado. Em caso de dúvidas estou à disposição.

Não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software