Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Codificação no Windows

No Windows quando utilizamos caracteres latino como ç, ou letras acentuadas, aparecem caracteres estranhos nos nossos códigos em C. Como fazer para aparecer sem nenhum problema no Windows 10? Vejo nos vídeos que são feitos em sistemas Mac OS ou Linux que não tem esse problema com os caracteres.

1 resposta
solução!

Olá Edson, tudo bem com você?

Peço perdão pela demora, acredito que deve ter encontrado a solução :)

Mas caso não, e para servir para outros alunos deixarei algumas dicas:

Temos uma biblioteca que é responsável por trabalhar com essas codificações, chamada locale, e podemos fazer o import dela, da seguinte maneira:

#include <locale.h> 

E na primeira linha do nosso main() podemos definir qual codificação será utilizada com uma função chamada setLocale, por exemplo:

int main() {
    setlocale(LC_ALL, "Portuguese");

Uma outra coisa que é bem comum, é que os programas estejam codificados com os carácteres especiais, entretanto o nosso terminal não esteja preparado para trabalhar com esses carácteres, como muitas vezes é o caso do Windows, que vem com o encode 850, Latin 1, que pode não oferecer todos os símbolos, neste caso podemos mudar o enconding do terminal com o seguinte código:

chcp 65001

Dessa forma iremos habilitar para o terminal utilizar pela sessão o UTF-8, e teremos todos os símbolos disponíveis :)

Abraços e Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software