Wellington, tudo bem?
O code to text ratio é bem relativo de site para site. Isso acontece por que cada site tem uma necessidade diferente.
Quando ao SEO, mesmo que você tenha requests inline que aumentem o tamanho do código, se você estiver carregando sua página mais rápido, principalmente o conteúdo acima da borda, aquela primeira visão que o usuário tem, você vai ser bem rankeado no Google Search. É o que acontece no ecommerce que eu trabalho. Eu entrei no meio do projeto e já tinha muito código pronto, entre os problemas que resolvemos, uma das soluções, estranhamente, foi aumentar o Code to Text Ratio para exibir o conteúdo principal mais rápido.
Eu mesmo já tive que ignorar várias vezes essa regra
O Guilherme (prof aqui da Alura ) sempre fala: Bom código não é quantidade, é coerência.
Vale muito da sua análise e bom senso perceber se isso vai ser benéfico para o seu site. A medida que você for pegando experiência você vai adquirindo esse olhar mais clínico para essa necessidade
Eu busquei na internet ferramentas de Code to Text Ratio, mas todas que eu encontrei davam informações esquisitas ou desencontradas entre uma e outra. Abaixo os links
Espero ter ajudado. Se isso não respondeu sua dúvida, pode perguntar de novo que a gente ajuda :)