4
respostas

cod_editora no estoque

pq tem o cod_editora no estoque? dado que editora não tem um relacionamento direto com estoque

4 respostas

Olá, Edson! Eu penso que é interessante ter o código da editora no estoque. Principalmente pra gente saber como cada editora se comporta dentro do estoque e controle de vendas por editora. O que você acha?

Por esse ótica faz bastante sentido ! o que eu queria entender é... tem um regra em cima disso ?

Por exemplo: o estoque está diretamente relacionado com o livro, correto ? o livro é uma entidade fraca assim como o estoque, mas a editora é uma entidade forte que se relaciona com livro e não com estoque diretamente.

Meu ponto é, sempre que acontece esse relacionamento entre duas entidades fracas, eu DEVO carregar a referência de uma entidade forte mesmo que ela não tenha uma relacionamento direto com a minha entidade, como é o caso de estoque e editora

Pelo que eu estou estudando, acho que sim. É preciso uma referência forte, ou a criação de uma nova entidade. Mas como disse, estou estudando...

Bom, acho que a razão para isso tudo começa na escolha do livro como entidade fraca. No video anterior (aula 3, "Entidades fortes e fracas") Escolheu-se o livro como entidade fraca, pois sempre depende de uma editora. Não sei se a escolha é ideal; normalmente substantivos pedem uma entidade forte. Aliás, mesmo como entidade fraca, surgiu a necessidade de um identificador próprio.

É importante ressaltar que livro é o objeto físico em si, não o título. Me parece que um título pode pertencer a várias editoras, por exemplo: podemos ter uma versão de Alice no pais das Maravilhas publicada pela editora X, outra pela editora Y... Mas como a cardinalidade de livro para editora é (1,1), não é esse o caso.

Assim, acho que a razão está mais na convenção de trazer todos os identificadores para a entidade fraca...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software