Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Cobrança Elastic IP

Olá, tudo bem ?

Eu tenho um projeto com 3 EC2 : um para QA, um para Produção e um para o Jenkins. Cada um deles está linkado com um IP Elastic IP. O EC2 de produção fica ativo o tempo todo. Já o de QA só ativo quando é necessário testar e o Jenkins quando é necessário fazer o deploy. Portanto a maior parte do tempo a maquina de QA e do Jenkins ficam paradas. E pelo que eu entendi a maior parte do tempo está sendo cobrado pelo Elastic IP. Não existe uma forma de desvincular o Elastic IP ao dar o stop no EC2 (desculpa se uma pergunta muito de iniciante, rs) ? Tem alguma sugestão de otimizar isso ?

Outro ponto é o EBS que você tinha comentado em aulas anteriores. Está alocado 20 GiB na maquina de QA, 30GiB na de prod e 30GiB no Jenkins. Faz sentido alocar isso tudo na maquina que só roda o Jenkins por ex?

1 resposta
solução!

Olá Enzo, tudo bem? Na verdade sobre "desvincular o Elastic IP ao dar o stop no EC2", eu desconheço, e acho que não tem uma configuração que libera o IP quando você para as instâncias e automaticamente devolve e aloca esse IP para a instância quando a mesma é iniciada, nesse caso, a melhor forma seria deixar sem um IP fixo a máquina de QA e a máquina do Jenkins, e quando você iniciar as mesmas você utiliza o novo IP, e dependendo do seu processo deve alterar uma configuração ou outra. Sobre EBS, depende, você precisa ter 30 GB na sua máquina Jenkins? Você pode verificar isso, executando a máquina, e tudo o que é preciso que ela faço e por fim verificar o espaço em disco, se tiver sendo ocupado no máximo (com tudo que ela tiver que fazer) e só tiver chegando até 10, 12, 13 GB não faz tanto sentido colocar 30 GB, você poderia reduzir pra 15 GB deixando alguma folga, em caso de alguma mudança que necessidade mais espaço futuramente.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software