1
resposta

Cobrança do Google Cloud

Olá, estou com uma dúvida ou um problema, vi agora no google cloud que tenho uma fatura de mais de R$900,00 para pagar. Criei um banco de dados sql no google cloud para fazer os exercícios do curso de data studio apenas, o gráfico de custos mostra atividade em dias que eu estava de férias e nem tive acesso ao curso. Entendo muito pouco dessa área, peço ajuda a Alura para esclarecer isso. Att, Tiago Carvalho Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi Tiago! Tudo bem com você?

Desculpa a demora em te trazer retorno. É bem complicada sua situação, eu nem imagino o susto que você pode ter levado :/

A partir de uma análise da imagem que você enviou me veio algumas teorias, a primeira é que ao esquecer de cancelar o faturamento e ter deixado algum ambiente em execução (ativado) na sua conta antes de sair de férias o Google Cloud continuou cobrando taxas em cima do serviço utilizado e por isso o alto valor. Outra teoria é a de que alguém possa ter trabalhado no ambiente da sua conta se o computador que você usava antes das férias é o computador da corporação que você trabalha, e por meio de um possível uso contínuo ocorreu a cobrança de serviço do Cloud.

Mesmo assim, como você não estava ciente das cobranças realizadas pela Google Cloud, existe uma possibilidade e denunciar cobranças indevidas e até solicitar recurso para cancelamento dessa cobrança, mais informações sobre isso você pode ler aqui.

Além disso, é importante nunca esquecer de desativar o serviço da Google ao finalizar o trabalho nele, bem como desativar o faturamento da conta para que cobranças indesejáveis como essa não venham a surgir na conta, na aula Cadastrando no Google Cloud do curso Data Analytics: Machine Learning com Google Cloud Platform o instrutor demonstra como desativar o faturamento do cartão e sempre tem a opção de ativar caso você volte a utilizar a plataforma novamente.

Espero ter ajudado, caso ainda tenha alguma dúvida estarei à disposição.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!