1
resposta

Cobertura de código

Pessoal, me tirem uma duvida. No video eu reparei que a professora comentou que <cobertura de código> é relacionado a quantidade de linhas que o teste ta cobrindo. Eu fiquei meio confuso, não lembro bem onde eu li mas eu tinha visto ao relacionado aos fluxos alternativos no código de produção, algo relacionado a grafos. Posso estar errado, mas se alguem puder fornecer mais informações, eu agradeço. tmj fml

1 resposta

Oii, João! Tudo bem?

A cobertura de código é uma medida que mostra quanta parte do seu código foi testada. Isso pode incluir, linhas, funções, classes e até decisões dentro delas. E quando a professora menciona sobre "quantidade de linhas que o teste está cobrindo", ela está se referindo a essa métrica.

Já a ideia de "fluxos alternativos" está ligada a métrica de cobertura de caminho no código. Essa métrica é mais avançada e busca avaliar todos os caminhos que o código pode seguir, abrangendo todos os caminhos possíveis (principais e secundários) devido às condições, loops e exceções.

Caso queira explorar mais sobre o assunto, deixo aqui um artigo que abordar sobre cobertura de testes e cobertura de código:

Espero ter ajudado a entender melhor.

Bons estudos, João!