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CNV - "toda violência é uma expressão trágica de uma necessidade não atendida"

Essa é uma frase que provavelmente levarei para a minha vida, pois representa perfeitamente o tipo de comunicação que nós comumente aprendemos a utilizar. Seja no convívio familiar ou profissional, aprendemos a verbalizar nossas necessidades de maneira mais imperativa que assertiva, não levando em consideração o ponto de vista do outro ou mesmo os sentimentos que estão por trás das nossas próprias atitudes (necessidade de respeito, de autoridade, de cumplicidade). Inclusive, as figuras de liderança muitas vezes demonstram esse tipo de comportamento e isso passa a ser visto como a "norma", como sinônimo de comando e direção. Conforme conteúdo do curso, o feedback e o feedfoward são ferramentas essenciais para o crescimento profissional, porém, essas devem ser aplicadas de maneira empática a fim de ofertar ao funcionário uma visão mais ampla do seu desempenho funcional e não apenas como forma de corrigir questões operacionais.

Logo, implantar políticas de Comunicação Não Violenta (CNV) é essencial na criação de espaços seguros dentro das empresas, ambientes em que os funcionários não se sentem intimidados ou receosos das repercussões dos seus erros.

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solução!

Oi, Felipe!

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da sua análise. Sua observação sobre como a Comunicação Não Violenta pode transformar ambientes corporativos é extremamente relevante e se conecta diretamente com os objetivos do curso.

Continue aplicando esses conceitos no seu dia a dia, pois são habilidades valiosas tanto para o desenvolvimento profissional quanto pessoal.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

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