Estou fazendo este curso e ele tem aberto muito a minha mente. Trabalho há 16 anos em um órgão público e já passei por diversos setores. Muitas das situações discutidas ao longo das aulas eu já vivenciei, tanto por atitudes minhas quanto de outras pessoas. Já lidei com pessoas de atendimento difícil e também reconheço que, em alguns momentos, quando estava muito ocupado ou sobrecarregado, fui ríspido com pessoas ao meu redor sem necessidade.
Atualmente, trabalho em uma equipe dividida em setores. Alguns grupos são mais receptivos e amigáveis, enquanto outros nem tanto. Infelizmente, não me identifico muito com um dos grupos, pois são comuns piadas de cunho sexual e comentários que me deixam desconfortável. Por isso, acabo me isolando mais e focando apenas no meu trabalho. Em alguns complmomentos, isso me faz sentir excluído e até mesmo desvalorizado em determinadas situações, o que gera mágoa e frustração.
O curso tem me ajudado a refletir sobre essas experiências com mais empatia, buscando compreender melhor o comportamento das outras pessoas, identificar o que estou sentindo e encontrar formas mais adequadas de expressar meus sentimentos e opiniões sem ofender ninguém ou agir de forma grosseira. A Comunicação Não Violenta tem sido uma ferramenta importante para eu desenvolver relacionamentos mais saudáveis e uma convivência mais respeitosa no ambiente de trabalho.