Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

CNV - Comunicação não violenta: consciência para agir

Estou fazendo este curso e ele tem aberto muito a minha mente. Trabalho há 16 anos em um órgão público e já passei por diversos setores. Muitas das situações discutidas ao longo das aulas eu já vivenciei, tanto por atitudes minhas quanto de outras pessoas. Já lidei com pessoas de atendimento difícil e também reconheço que, em alguns momentos, quando estava muito ocupado ou sobrecarregado, fui ríspido com pessoas ao meu redor sem necessidade.

Atualmente, trabalho em uma equipe dividida em setores. Alguns grupos são mais receptivos e amigáveis, enquanto outros nem tanto. Infelizmente, não me identifico muito com um dos grupos, pois são comuns piadas de cunho sexual e comentários que me deixam desconfortável. Por isso, acabo me isolando mais e focando apenas no meu trabalho. Em alguns complmomentos, isso me faz sentir excluído e até mesmo desvalorizado em determinadas situações, o que gera mágoa e frustração.

O curso tem me ajudado a refletir sobre essas experiências com mais empatia, buscando compreender melhor o comportamento das outras pessoas, identificar o que estou sentindo e encontrar formas mais adequadas de expressar meus sentimentos e opiniões sem ofender ninguém ou agir de forma grosseira. A Comunicação Não Violenta tem sido uma ferramenta importante para eu desenvolver relacionamentos mais saudáveis e uma convivência mais respeitosa no ambiente de trabalho.

1 resposta

Oi, Marcos. Tudo bem com você?

Seu relato sobre a jornada com a comunicação não violenta traz uma reflexão muito genuína sobre como os relacionamentos no ambiente profissional podem ser transformados quando buscamos compreender melhor a nós mesmos e aos outros. É admirável que você reconheça tanto suas atitudes passadas quanto os desafios atuais que enfrenta com os grupos menos receptivos, especialmente diante de situações incômodas como piadas inadequadas que geram isolamento e mágoa.

O fato de você estar aplicando os conceitos do curso para identificar seus sentimentos e encontrar formas mais respeitosas de expressão demonstra crescimento genuíno. A consciência que você desenvolveu sobre seus próprios comportamentos, especialmente em momentos de sobrecarga, é um passo fundamental para mudanças significativas. Sua abordagem de focar no trabalho enquanto se distancia de grupos desconfortáveis é compreensível, mas a comunicação não violenta oferece ferramentas valiosas para essa convivência.

Como você imagina que poderia expressar seu desconforto utilizando os princípios da CNV, sem confrontação agressiva, mas deixando claro seus limites e sentimentos?

Parabéns por compartilhar essa reflexão tão importante. Continue trazendo suas experiências para o fórum, ele está à sua disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!