1
resposta

Clusterização de dados

Oie, tudo bem?

Estou estudando o curso sobre tomada de decisão com IA e achei muito interessante abordagem sobre K-means e clusterização. Sou bem iniciante nessa área de dados/IA, não é a área de atuação que escolhi para exercer profissionalmente, mas entendo que são conhecimentos que podem me destacar no mercado de trabalho.

Sou formada em Finanças e atuo na área de Compras, e tenho interesse em realizar o curso '' Clusterização de dados '' porém, antes de seguir com a inicialização das aulas, gostaria de saber como posso aplicar essa abordagem nom eu trabalho e me diferenciar nas minhas atividades.

1 resposta

Oi Yasmim, tudo bem?

Que legal que você está se interessando por clusterização e K-means! Esses conceitos realmente podem ser muito úteis em diversas áreas, inclusive na sua atuação em Compras.

Na sua área, você pode aplicar a clusterização para segmentar fornecedores, produtos ou até mesmo categorias de gastos. Por exemplo, ao agrupar fornecedores com base em características como preço, qualidade e prazo de entrega, você pode identificar quais são mais estratégicos para negociações ou parcerias. Da mesma forma, ao analisar os produtos, você pode descobrir quais grupos de produtos têm padrões de compra semelhantes, ajudando a otimizar o estoque e a logística.

Um exemplo prático seria usar o K-means para analisar os dados de compras do último ano e identificar grupos de produtos que têm um comportamento de compra similar. Isso pode ajudar a prever a demanda e ajustar as estratégias de compra, garantindo que você está sempre bem abastecida e evitando excesso de estoque.

Espero ter ajudado e bons estudos!