1
resposta

Cluster em ambiente interno

Boa tarde,

Estou criando cluster em ambiente interno da empresa, tenho 3 máquinas VMWares. O minikube instala apenas no control-plane ou nos workers, também? Como fazer pra adicionar os nós no controlplane?

Eu fiz nos 2 servidores, qdo dei o comando kubectl get nodes aparece

Servidor 1 Server 1

Servidor 2 Server 2

1 resposta

Oi Christian, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Pelo que entendi, você está criando um cluster Kubernetes em um ambiente interno da sua empresa, utilizando três máquinas virtuais VMware. O Minikube é uma ferramenta que facilita a criação de um cluster Kubernetes local em uma única máquina, então não é adequado para o seu caso.

Para criar um cluster Kubernetes em várias máquinas, você pode usar outras ferramentas como o kubeadm, kops ou Rancher. Essas ferramentas permitem a criação de um cluster com um control-plane e vários workers.

No seu caso, você já instalou o Kubernetes nos dois servidores e está vendo os dois nodes no comando "kubectl get nodes". Isso indica que você já tem os dois workers adicionados ao cluster.

Para adicionar os nós (workers) ao control-plane, você precisa executar o comando "kubeadm join" no worker, informando o endereço IP e o token gerados durante a inicialização do control-plane. O comando completo será algo parecido com:

kubeadm join <endereço IP do control-plane>:<porta> --token <token> --discovery-token-ca-cert-hash <hash>

Você pode obter essas informações executando o comando "kubeadm init" no control-plane. Ele irá gerar um token e um hash que você pode usar para adicionar os workers.

Lembre-se de substituir "<endereço IP do control-plane>" pelo endereço IP do seu control-plane, "<porta>" pela porta configurada (geralmente é 6443) e "<token>" e "<hash>" pelos valores gerados durante o "kubeadm init".

Espero que isso te ajude a adicionar os workers ao control-plane do seu cluster Kubernetes!

Um abraço e bons estudos.