Srs, boa tarde.
Se eu usar require('cluster'); na minha aplicação, isso obriga que meu servidor que está em uma maquina linux seja "clusterizado"?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Srs, boa tarde.
Se eu usar require('cluster'); na minha aplicação, isso obriga que meu servidor que está em uma maquina linux seja "clusterizado"?
Fala aí Leandro, tudo bem? Não, ter uma aplicação Node clusterizada é diferente de ter uma infra clusterizada.
Usando o cluster do Node, você pode pedir para que cada núcleo do seu processador utilize um worker diferente do Node.
Diferente do padrão que é ter apenas um processo Node por host (máquina).
Basicamente o cenário padrão é:

Com a aplicação clusterizada dentro do Node, temos:

Espero ter ajudado.
Matheus, bom dia. Ajudou muito. Obrigado.
Mágina, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.
Abraços