2
respostas

CloudMQTT troquei para Myqtthub

Não estou conseguindo localizar os dados enviados pelo meu microcontrolador para a plataforma. Toda vez que eu faço a publicação da informação eu faço uma verificação dentro do loop dos possiveis errors no momento do envio.

  boolean mensagemEnviada =  client.publish("indoor/cultivo1/monitoracao", String(dhtTempC).c_str(), true);;

  if (mensagemEnviada) {
    Serial.println("Mensagem enviada com sucesso!");
  } else {
    int estado = client.state();
    Serial.print("Falha ao enviar a mensagem. Código de erro: ");
    Serial.println(estado);
  }
  
    /*
  0: O cliente não está conectado ao broker MQTT.
  -1: Falha na conexão com o broker MQTT.
  -2: Falha na autenticação com o broker MQTT.
  -4: Falha no envio da mensagem MQTT.
  */

E para meu caso nunca me retorna error. Alguem pode me indicar onde posso encontrar os valores que envio pelo meu microcontrolador dentro da plataforma do Myqtthub?

2 respostas

Olá João!

Pelo que entendi, você está com dificuldades para localizar os dados enviados pelo seu microcontrolador para a plataforma Myqtthub. É importante verificar se você está utilizando as configurações corretas para se conectar ao Myqtthub e se a publicação dos dados está sendo feita corretamente.

Uma possível solução para encontrar os valores enviados pelo microcontrolador dentro da plataforma do Myqtthub é verificar se você está se inscrevendo no tópico correto. Certifique-se de que o tópico "indoor/cultivo1/monitoracao" está correto na plataforma Myqtthub. Caso esteja utilizando algum cliente MQTT para se inscrever, verifique se está utilizando o mesmo tópico.

Além disso, verifique se você está utilizando as credenciais corretas para se autenticar no Myqtthub. Caso contrário, a conexão não será estabelecida corretamente e os dados não serão recebidos.

Caso você já tenha verificado esses pontos e ainda não esteja conseguindo encontrar os valores enviados pelo microcontrolador, sugiro verificar a documentação do Myqtthub.

Espero ter ajudado e bons estudos!

então quando eu faço por um cliente MQTT ele consegue inserir as informaçãoes, e quando verifico na documentação diz que para se conectar é preciso colocar esse codigo: https://support.asplhosting.com/t/myqtthub-en-start-here/27

// --- Conecta no Broker MQTT ---
void conectaMQTT() {
  while (!client.connected()) {
    Serial.print(".");
    client.connect(mqtt_clientID, mqtt_user, mqtt_pass);

    if (client.connect(mqtt_clientID, mqtt_user, mqtt_pass)) {
      Serial.println("Conectado!");
      Serial.println("MQTT:");
      Serial.println(client.connect(mqtt_clientID, mqtt_user, mqtt_pass));
      Serial.println("");
      client.subscribe(mqttTopicMonitora);
    } else {
      Serial.print("Falha na conexão. Código de erro: ");
      Serial.print(client.state());
      Serial.println(" Tentando novamente em 5 segundos...");
      delay(5000);
    }
  }
}

//antes disso eu coloco essa parte no setup
  client.setServer(mqtt_server, mqtt_port);
  client.setCallback(callback); // Adiciona a função de callback para tratar as mensagens recebidas

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software