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Clique no alvo não apresenta alerta.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;
    var xAleatorio;
    var yAleatorio;

     function desenhaCirculo(x, y, raio , cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }


    function desenhaAlvo(x,y) {

        desenhaCirculo(x,y,raio+20,'red');
        desenhaCirculo(x,y,raio+10,'white');
        desenhaCirculo(x,y,raio,'red');


    }

    function sorteiaPosicao(maximo) {

        return Math.floor(Math.random() * maximo);


    }

    function atualizaTela() {

    limpaTela();
    xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
    yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
    desenhaAlvo(xAleatorio,yAleatorio);


    }

    setInterval(atualizaTela , 4000);

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pagey - tla.offsetTop;

    if( ( x > xAleatorio - raio) 
             && (x < xAleatorio + raio) 
              && (y > yAleatorio - raio) 
               && (y < yAleatorio + raio) ) {

            alert('Acertou!');

    }

    }

     tela.onclick = dispara;


</script>
4 respostas

Oi Cristina de Sousa Guimarães você precisa somente fazer alguns ajustes para solucionar esse problema:

NESSA LINHA:

 var y = evento.pagey - tla.offsetTop;

Corrija para:

 var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

E seu código vai funcionar normalmente.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Ainda não funcionou!

Cristina, testei o código do moderador, realmente funciona, substitua somente esta parte mencionada:

var y = evento.pagey - tla.offsetTop;

por

var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

repare nas palavras diferentes: pageY e tela