2
respostas

CLIENTE X USUÁRIO

Cliente é quem paga... De onde saiu essa definição? Se você consome (mesmo que gratuitamente) você é cliente. Entendo que o conceito não está na materialização e sim no potencial. Quem entra numa loja já deve ser considerado cliente, antes mesmo de comprar.

2 respostas

Olá, Letícia! Tudo bem contigo?

Entendo que a definição de cliente e usuária pode gerar um pouco de confusão, mas vou tentar esclarecer para ti.

No mundo do UX Design, geralmente usamos o termo "usuário" para se referir a qualquer pessoa que interage com um produto ou serviço, independentemente de terem pago por ele ou não. Por outro lado, o termo "cliente" é frequentemente usado para se referir a alguém que paga por um produto ou serviço.

Bem, é importante notar que essas definições podem variar dependendo do contexto. No mundo dos negócios, por exemplo, um "cliente" pode se referir a uma empresa que paga por um serviço, enquanto um "usuário" pode se referir a um funcionário individual dessa empresa que realmente usa o serviço.

E no exemplo fornecido, Alexandra é considerada uma usuária porque ela está interagindo com o jogo. Ela não é considerada uma cliente porque não pagou pelo jogo, ok?

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigada pela resposta enviada.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software