1
resposta

Cliente x usuário

Eu tenho algumas dúvidas em relação a esse tema: Trabalho em uma loja que comercializa produtos hospitalares, e meu colega de trabalho me disse que toda pessoa que entra no ambiente é cliente nosso. Mas com esses conceitos, acabei ficando confuso, afinal: se um cliente entra na loja e não realiza nenhuma compra, mas pergunta sobre algum produto ou outra informação, é apenas um usuário, afinal está usufruindo do ambiente? Ou nesse caso não seria nenhum dos dois?

1 resposta

Olá, Raul! Como está?

Vamos tentar esclarecer a diferença entre usuários e clientes, certo?

Quanto a UX Design, "usuário" é alguém que interage com um produto, serviço ou ambiente, independentemente de ter feito uma compra ou não. Por outro lado, "cliente" é geralmente alguém que faz uma transação comercial, ou seja, compra um produto ou serviço.

No caso da sua loja de produtos hospitalares, se alguém entra, faz perguntas, mas não compra nada, essa pessoa é um usuário do seu ambiente de loja, pois está interagindo com ele, mas não é um cliente, pois não realizou uma compra.

No entanto, é importante notar que esses termos podem ter significados ligeiramente diferentes dependendo do contexto, ok?

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui pra te auxiliar!

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!