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Cliente na Duvida

"Muitas das vezes o cliente não concorda com o que foi desenvolvido"

A pergunta agora é como que fica o orçamento do desenvolvimento? Se o cliente não aceita você deve desenvolver na forma como ele queira? Ou se nega a desenvolver porque não tem mais dinheiro?

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Olá Djalma,

esse problema do cliente não concordar com o que foi desenvolvido acontece com frequência. Ele era mais acentuado nas metologias anteriores em que o projeto só era entregue no final, porque apenas depois de meses de desenvolvimento a equipe recebia o feedback do cliente e muitas vezes era de que o sistema não atendia a sua necessidade. Já a questão do orçamento depois da falha do projeto dependia um pouco do acordo da equipe com o cliente. Em alguns casos o cliente investia mais dinheiro e a equipe refazia o trabalho, com potencial para falhar novamente. Mas muitas vezes o projeto era dado como encerrado e o cliente acabava insatisfeito com um sistema que não resolvia o seu problema.

Os métodos ágeis vieram com uma outra abordagem de desenvolvimento voltado para entregas frequentes. A todo momento o time entrega uma nova funcionalidade para o cliente testar e acompanhar se o projeto está satisfazendo suas necessidades. Caso alguma parte do projeto não esteja de acordo com o que o cliente espera, como as entregas são pequenas e frequentes o time consegue rapidamente se adaptar a situação e refazer uma pequena parte do sistema, o que pode não afetar tanto o orçamento do time.

Uma abordagem que algumas empresas ágeis fazem para facilitar no planejamento do projeto e do orçamento é estabelecer contratos mensais. Como as entregas são frequentes, mês a mês o cliente consegue avaliar se o projeto está evoluindo do jeito que ele espera e decidir se vai renovar com a equipe para o próximo mês.

Você descreve ai a importância de se ter um PO de verdade. Ele deve ter conhecimento do negócio e participar de verdade das ideias do cliente. Conhecer verdadeiramente a regras de negócio e atender as reais necessidades do cliente. Muitas equipes estão sendo formadas por ai sem PO como parte da equipe, ou quando ele faz parte, não desempenha o trabalho por completo. Entra então o que o Lucas falou: Feedbacks constantes são importantes para que não se faça serviços em desacordo com o que o cliente quer.

Realmente é fundamental um bom PO para poder entender o negócio.

Exatamente o que foi dito e ainda mais: dê mais opções a ele. No inicio as entregas são um pouco diferentes do que ele quer e a cada entrega você tem feedbacks mais próximos do objetivo. Por isso é bom entregas rápidas... por que mais rápido você tem feedbacks.

Uma das vantagens de ter entregas mais curtas, também, é o facto de a equipe começar a conhecer melhor como o cliente é e no futuro aumenta a taxa de sucesso dos feedbacks do cliente.

PO é contrato entre cliente e equipa de desenvolvimento?

A meu ver a agilidade requer um ambiente ágil, digo, todos os atores remando na mesma direção. Logo, com as regras do jogo claras e pré-combinadas/aceitas por todos.

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