Instrutor diz que para utilizar o console local mas não mostra como fazer.
Já tenho o terminal instalado, mas sem a orientação fica complicado.
Instrutor diz que para utilizar o console local mas não mostra como fazer.
Já tenho o terminal instalado, mas sem a orientação fica complicado.
Olá, Danieltolezani!
Tudo bem?
Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)
Primeiro, você precisa gerar um par de chaves SSH. No Linux e no Mac, você pode usar o comando ssh-keygen
para gerar as chaves. No Windows, você pode usar o Puttygen para gerar a chave dentro do ambiente. Independentemente de como você gerar a chave, o processo para enviar a chave para o Google Cloud é o mesmo.
Depois de gerar a chave, você precisa acessar a instância do Compute Engine no Google Cloud Console. Clique no nome da instância e, em seguida, clique em "Editar". Role a página até encontrar a seção "SSH Keys" e clique em "Mostrar" e "Editar".
Agora, você precisa copiar a chave pública e colar na caixa de texto. Certifique-se de copiar tudo, incluindo o algoritmo, a chave e o usuário. Salve as alterações. O Google Cloud irá atualizar a instância e permitir que você acesse via console local.
Antes de se conectar, é importante ajustar as permissões da chave privada. Execute o comando chmod 400
seguido do caminho para a chave privada. Isso garantirá que a chave seja apenas de leitura para o proprietário do arquivo.
Agora você pode se conectar à instância usando o comando ssh -i
seguido do nome da chave que você quer usar e o usuário remoto e o endereço IP de destino. Por exemplo, se a chave se chama "rmerceslabs-gc" e o usuário remoto é "rmerceslabs", o comando seria algo como: ssh -i rmerceslabs-gc rmerceslabs@ip_de_destino
.
Com isso, você estará conectado à sua instância do Compute Engine e poderá realizar as atividades necessárias.
Espero ter ajudado! Bons estudos!