Olá. Gostaria de saber o que vocês fazem quando o cliente não gosta dos trabalhos apresentados por vocês? Qual o limite de 'retrabalho' pra vocês?
Olá. Gostaria de saber o que vocês fazem quando o cliente não gosta dos trabalhos apresentados por vocês? Qual o limite de 'retrabalho' pra vocês?
Olá Milene bom dia, tudo bem 8D
É um assunto de fato delicado.
Acredito que de fato existem as seguintes situações:
1º - Você ter argumentos os suficiente para explicar para o cliente o resultado do trabalho, levando ele a passar a gostar já que você estudou para a criação da peça, logo ou o que seja, isso levando em consideração que seja um cliente consciente.
2º - Você deve registrar cada etapa do trabalho de aprovação , aprovação de conceito, ideias, esboços, assim você se priva de um retrabalho no projeto, se chegar no projeto final e ele não gostar você tem argumento para cobrar novamente os valores já que cada etapa foi aprovada por ele então você vem seguindo as diretrizes do próprio cliente. E caso ele não aprovar apenas a ultima etapa você não vai ter tanto retrabalho, e sim apenas uma melhoria em um dos passos.
3º - A depender do cliente, se não houver saída, conclua o projeto fazendo as modificações que ele pediu, mesmo deixando o projeto ruim, e não utilize este material como portifólio, por que não foi você quem criou, você apenas executou, e são coisas diferentes.
4º - E no ultimo caso se não valer de fato a pena continuar com o projeto devido ao stress do trabalho e da relação, você rescindi o contrato, basta no começo do projeto você ter claro quais são as conscequencias para fazer isso.
Mas existem vários casos, e cada um é bem único, a minha dica seria, coloque no papel quanto vale o seu trabalho, a sua imagem e o tamanho do cliente, e se você fizer este levantamento você conegue mensurar até que ponto vale a pena ter o retrabalho do projeto e até que ponto vale a pena passar o projeto adiante.
Eu agiria desta forma ^^.