Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Clicar ou não clicar, eis a questão

Estudando um pouco, fiquei com uma dúvida. Para os campos que aparecem a mensagem só depois que perdem o foco, eu fiz assim:

it('verifica mensagem de campo nome limite maximo 40 caracteres', () => {
        cy .contains('a', 'Register now').click();
        cy.contains('button', 'Register').click();
        cy.get('input[formcontrolname="fullName"]').type('samirsamirsamirsamirsamirsamirsamirsamir1').blur();
        cy.contains('ap-vmessage', 'Maximun length is 40').should('be.visible');
    })

Adicionei o .blur() pro campo input perder o foco. E já validei sem simular o click no botão. A dúvida é se por uma questão de padrão eu deveria simular o click no botão ou não? Ou isso ficaria para outro item de teste?

1 resposta
solução!

Olá Samir, tudo bem?

A ideia principal é manter o mais próximo ao que o usuário vai fazer quando utilizar a aplicação. E aí você pode analisar, por exemplo, ele vai apertar a tecla tab? vai direto no botão Register? vai clicar no próximo campo?

Enfim, tem algumas possibilidades. Se você entende que são todas similares, escolhe a que você considera mais comum e automatiza. O propósito é sempre de fato simular o mais próximo do que o usuário da aplicação vai fazer.

Se a dúvida persistir, não deixe de nos avisar por aqui.

Bons estudos! 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!