Sou freelancer e a maioria dos meus projetos tem clausulas de confidencialidade, como posso colocar as informações relativas a título do projeto e cliente sem implicar em maiores problemas?
Sou freelancer e a maioria dos meus projetos tem clausulas de confidencialidade, como posso colocar as informações relativas a título do projeto e cliente sem implicar em maiores problemas?
Olá Leonardo! Como vai?
As cláusulas de confidencialidade impactam diretamente nos dados que você pode ou não divulgar sobre a empresa que você está atuando, impedindo de adicionar telas, fluxos, ou qualquer outro trabalho intelectual realizado por você. O que geralmente orientamos é que no seu portfólio você foque em documentar o processo realizado, os desafios que teve e nas oportunidades que descobriu ao trabalhar para empresa sem dar detalhes que impactem na LGPD.
Uma outra sugestão é ter no seu portfólio mais de um projeto, assim para mostrar seus trabalhos de UI você pode adicionar telas com dados fictícios, trabalhos voluntários que realizou ou até mesmo algum projeto educacional de cursos aqui da nossa plataforma.
Como última dica, tente negociar com o contratante a permissão de utilizar um pouco do seu trabalho no portfólio, telas que são de projetos públicos ( as imagens publicadas para a lojinha de aplicativos dos smartphones, ou sites de venda ) geralmente você pode utilizar desde haja aprovação dos envolvidos.
Espero ter ajudado, bons estudos :)