Olá! fiquei na dúvida se a cláusula return deve ser chamada apenas em funções nas quais nenhum parâmetro é dado?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá! fiquei na dúvida se a cláusula return deve ser chamada apenas em funções nas quais nenhum parâmetro é dado?
Oi Daylane, tudo bom?
Em teoria todas as funções devem retornar alguma coisa, ou seja, é uma boa prática todas funções ter um return.
Bons estudos.
Olá. Na verdade o return PODE ser usado em funções com ou sem parâmetros.
E respondendo ao @Diego, uma função pode simplesmente executar uma tarefa sem necessariamente precisar retornar nada. No próprio exemplo que foi dado nessa atividade tem a função imprimeTexto(), que apenas exibe o texto no console, sem ter nenhum retorno.
E respondendo ao @Diego, uma função pode simplesmente executar uma tarefa sem necessariamente precisar retornar nada. No próprio exemplo que foi dado nessa atividade tem a função imprimeTexto(), que apenas exibe o texto no console, sem ter nenhum retorno.
Rodolpho, pode não retornar nada, porém não é boa prática. Em teoria, se a função não retorna nada ela nem pode ser chamada de função mas sim de procedimento. Não vou entrar em mais detalhes para não confundir a Daylane nesse inicio de estudos, a minha dica é que sempre tente retornar algo da função, se achar que não deva retornar nada não precisa esquentar muito a cabeça, mas é provavelmente um sinal que algo precisa ser melhorado :)
Entendi oq vc quis dizer Diego, mas no âmbito da pergunta sobre função (no sentido de function em JS, onde sintaticamente não existe procedure), e a partir da atividade a qual a pergunta tá relacionada, acho que o interessante seria entender que, sim, é possível ter uma function sem retorno, e isso é independente se há ou não parâmetros, que foi o foco da pergunta.
Rodolpho, tranquilo, vc está correto em sua considerações :)
Voltando a questão, ela perguntou se o returné usado apenas em funções com nenhum parâmetro e a reposta acho que é direta: não só como pode por em funções com parâmetros mas é também uma boa prática a função retornar algo.