Olá! fiquei na dúvida se a cláusula return deve ser chamada apenas em funções nas quais nenhum parâmetro é dado?
Olá! fiquei na dúvida se a cláusula return deve ser chamada apenas em funções nas quais nenhum parâmetro é dado?
Oi Daylane, tudo bom?
Em teoria todas as funções devem retornar alguma coisa, ou seja, é uma boa prática todas funções ter um return
.
Bons estudos.
Olá. Na verdade o return
PODE ser usado em funções com ou sem parâmetros.
E respondendo ao @Diego, uma função pode simplesmente executar uma tarefa sem necessariamente precisar retornar nada. No próprio exemplo que foi dado nessa atividade tem a função imprimeTexto()
, que apenas exibe o texto no console, sem ter nenhum retorno.
E respondendo ao @Diego, uma função pode simplesmente executar uma tarefa sem necessariamente precisar retornar nada. No próprio exemplo que foi dado nessa atividade tem a função imprimeTexto(), que apenas exibe o texto no console, sem ter nenhum retorno.
Rodolpho, pode não retornar nada, porém não é boa prática. Em teoria, se a função não retorna nada ela nem pode ser chamada de função mas sim de procedimento
. Não vou entrar em mais detalhes para não confundir a Daylane nesse inicio de estudos, a minha dica é que sempre tente retornar algo da função, se achar que não deva retornar nada não precisa esquentar muito a cabeça, mas é provavelmente um sinal que algo precisa ser melhorado :)
Entendi oq vc quis dizer Diego, mas no âmbito da pergunta sobre função (no sentido de function
em JS, onde sintaticamente não existe procedure
), e a partir da atividade a qual a pergunta tá relacionada, acho que o interessante seria entender que, sim, é possível ter uma function
sem retorno, e isso é independente se há ou não parâmetros, que foi o foco da pergunta.
Rodolpho, tranquilo, vc está correto em sua considerações :)
Voltando a questão, ela perguntou se o return
é usado apenas em funções com nenhum parâmetro e a reposta acho que é direta: não só como pode por em funções com parâmetros mas é também uma boa prática a função retornar algo.