Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Classificar dados que contem formula

Ao fazer a classificação de dados que contem formula, por exemplo, vou classificar 5 celulas: A1:A5 , onde A1=1;A2=2;A3=3;A4=4; mas A5 = C5, isto é, A5 contem uma formula, ao fazer a classificação do maior para o menor, A5 agora ocupa a posição de A1, e sua formula tambem se modifica, ficando A1=C1 , porem o dado correto era C5

Até ai, eu saberia a resposta, basta colocar os $ na formula de A5, ficando A5=C$5

Porem ainda tem o seguinte problema um pouco mais complexo, que eu nao sei a solução: no caso anterior, os participantes da formula estao FORA da planilha, mas e se eles estiverem DENTRO ? por exemplo, A5=A4+3

  • se eu deixar desse jeito, ao classificar do maior para o menor, A5 fica na posição do A1, e esse A1 tenta se referenciar com a celula de cima, que nao existe (ou na melhor das hipoteses, seria um dado fora da tabela), causando problemas problemas

  • se eu colocar os $, outra celula ocupa a localização de A4 (que participa da formula de A5), e portanto, eu vou estar referenciando um dado incorreto, causando problemas

Entao a pergunta que gostaria que fosse respondida é:

Como proceder com a classificação de dados onde alguns dados contem formula, e estão referenciados nessa formula outros dados da planilha, esses outros dados não necessariamente estão na mesma linha

1 resposta
solução!

Olá Igor, gosto muito de trabalhar com o Excel, acho muito prático!

Achei sua pergunta muito interessante, porém não consegui pensar em um caso real disso.

Tentei pensar em algo "mais real", então considere os dados abaixo:

Planilha
 |  A  |  B  |
1| id1 |  1  |
2| id2 |  2  |
3| id3 |  3  |
4| id4 |  4  |
5| id5 |  7* |

Com essa planilha eu tenho uma referência, ou seja, eu sei que o id1 representa o valor 1, o id2 representa o valor 2 e assim sucessivamente. Para o caso do id5, utilizaríamos a formula:

=SEERRO(PROCV("id4";$A$1:$B$5;2;0);0)+3

O princípio básico seria, qual o valor representa o id4? O PROCV está me dizendo isso, então o PROCV retorna o valor 4 e depois eu adiciono 3. Ao realizar a classificação, independente do valor da célula B4, o PROCV sempre vai buscar o valor que representa o id4. Com isso creio que essa questão que você apontou possa ser resolvida.

Observações:

  • a função SEERRO evita ocorrer erro caso o id4 não exista.
  • não sei se você já conhece estas funções do Excel, mas são muito úteis no dia a dia.
  • não esqueça de considerar a primeira coluna ao classificar.

Espero ter ajudado!

At.,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software