Esse me bugou um pouco, rs
Aqui eu entendi o motivo do erro, foi o fato de eu ter colocado 3,5 que não constava no cód, ai arrumei
Arrumei e coloquei só 3 e foi certinho
Esse me bugou um pouco, rs
Aqui eu entendi o motivo do erro, foi o fato de eu ter colocado 3,5 que não constava no cód, ai arrumei
Arrumei e coloquei só 3 e foi certinho
Olá, Estudante. Como vai?
O erro que você encontrou, o famoso ValueError, é extremamente comum quando estamos começando a lidar com entradas de dados em Python. Você mandou muito bem ao identificar que o problema estava no formato do número digitado!
O que aconteceu ali foi uma questão de "idioma" da linguagem de programação. Na computação, a maioria das linguagens (incluindo o Python) utiliza o padrão americano para números decimais.
Quando você digitou 3,5, o Python tentou converter a vírgula em um número flutuante (float) e não conseguiu, pois ele espera um ponto. Ao "arrumar" para 3, o código funcionou porque números inteiros são lidos sem problemas, mas se você precisar digitar uma nota quebrada no futuro, lembre-se de usar o ponto: 3.5.
Para evitar que seu código "quebre" e exiba mensagens de erro assustadoras para o usuário, uma boa prática é utilizar o tratamento de exceções com try e except. Veja como seu código ficaria mais robusto:
try:
nota1 = float(input("Digite a primeira nota: "))
# ... restante do código
except ValueError:
print("Erro: Por favor, utilize ponto (.) em vez de vírgula (,) para notas decimais.")
Dessa forma, em vez do programa parar de funcionar, ele envia uma mensagem amigável explicando o que o usuário deve corrigir.
Seu uso das condicionais if, elif e else para classificar o status do aluno está impecável e a formatação da média com :.2f foi aplicada corretamente. Continue explorando esses limites do código, é assim que aprendemos a criar programas à prova de falhas!
Espero que possa ter lhe ajudado!