Esse me bugou um pouco, rs
Aqui eu entendi o motivo do erro, foi o fato de eu ter colocado 3,5 que não constava no cód, ai arrumei
Arrumei e coloquei só 3 e foi certinho
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Esse me bugou um pouco, rs
Aqui eu entendi o motivo do erro, foi o fato de eu ter colocado 3,5 que não constava no cód, ai arrumei
Arrumei e coloquei só 3 e foi certinho
Olá, Estudante. Como vai?
O erro que você encontrou, o famoso ValueError, é extremamente comum quando estamos começando a lidar com entradas de dados em Python. Você mandou muito bem ao identificar que o problema estava no formato do número digitado!
O que aconteceu ali foi uma questão de "idioma" da linguagem de programação. Na computação, a maioria das linguagens (incluindo o Python) utiliza o padrão americano para números decimais.
Quando você digitou 3,5, o Python tentou converter a vírgula em um número flutuante (float) e não conseguiu, pois ele espera um ponto. Ao "arrumar" para 3, o código funcionou porque números inteiros são lidos sem problemas, mas se você precisar digitar uma nota quebrada no futuro, lembre-se de usar o ponto: 3.5.
Para evitar que seu código "quebre" e exiba mensagens de erro assustadoras para o usuário, uma boa prática é utilizar o tratamento de exceções com try e except. Veja como seu código ficaria mais robusto:
try:
nota1 = float(input("Digite a primeira nota: "))
# ... restante do código
except ValueError:
print("Erro: Por favor, utilize ponto (.) em vez de vírgula (,) para notas decimais.")
Dessa forma, em vez do programa parar de funcionar, ele envia uma mensagem amigável explicando o que o usuário deve corrigir.
Seu uso das condicionais if, elif e else para classificar o status do aluno está impecável e a formatação da média com :.2f foi aplicada corretamente. Continue explorando esses limites do código, é assim que aprendemos a criar programas à prova de falhas!
Espero que possa ter lhe ajudado!
Olá, Evandro, irei anotar aqui para aplicar e testar.
Muito obrigada pela dica!