Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Classe IP

Na classe B o endereço IP deve ter o seu primeiro octeto dentro dos valores 128-191 e a máscara padrão será 255.255.0.0. Porém nas aulas que configuramos o roteador o endereço IP de uma máquina era 191.168.3.1 e sua máscara de rede 255.255.255.0. Por quê?

3 respostas
solução!

Oi Lara, tudo bem?

Esse assunto vou abordar em mais detalhes no próximo curso de Redes, o que acontece é que esse padrão de classe A,B e C é chamado de padrão classful, ou seja as máscaras ficam associadas com o primeiro intervalo do endereço IP. Em meados de 1990 foi visto que esse padrão acabaria esgotando o endereços IP de forma mais rápida, então para evitar isso e garantir uma maior flexibilidade, foi adotado o padrão classless, onde os endereços IP não estariam vinculados a respectivas máscaras do padrão classful. Ou seja, nesse padrão classless, eu poderia ter um endereço IP 10.2.3.2 com máscara 255.255.255.0, por exemplo

A ideia principal nessa primeira etapa era mostrar que a máscara de rede é que determina se dispositivos estão na mesma rede ou não.

Consegui ajudar?

Abs

Olá Rafael,

Me ajudou sim, obrigada.

Oi rafael, eu tive a mesma dúvida. Pois, onde trabalho se formos seguir a tabela de classes, a nossa rede é de classe B, pois é 177.105.35.0 à 177.105.35.255 (rede e broadcast). No entanto, a mascara é 255.255.255.0 que por definiçao, seria de classe C. Isso me pareceu confuso, mas vou aguardar as aulas posteriores.

Obrigado! Estou adorando as aulas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software