Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Classe DAO - Hibernate

Não entendi muito bem o que é classe DAO. A classe DAO é composta por dados de acesso ao banco de dados? uma DAO pode ser mapeado por especificação JPA OU JDBC?

3 respostas

Olá Thiago.

Dentro de um sistema, o DAO é criado para isolar o acesso ao banco de dados. o DAO é importante principalmente quando fazemos consultas complicadas. Ao invés de espalhar o código da consulta complicada por todos os pontos do sistema, podemos isolar essa consulta dentro do DAO e com isso se a regra da consulta mudar, precisamos modificar apenas um ponto da aplicação.

solução!

Oi Thiago, tudo bem? Então, a DAO é usada para separar o seu código de persistência do resto do código. Não importa se você usa JDBC ou JPA, sempre que desejar fazer um CRUD deve colocá-lo dentro da DAO. Isso te ajuda na organização da sua aplicação e na tratativa de erros. Sempre que tiver um problema relacionado a banco de dados você sabe em qual classe procurar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software