Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Classe Celula

Olá, tudo bem?

Durante o capítulo de lista ligada, modelamos a classe Celula que continha dois atributos: o elemento e a sua próxima célula, já que em uma lista ligada, seus elementos se relacionam por suas referências. Gostaria de saber, se realmente é necessário modelar a classe Celula, ou se eu poderia criar uma lista ligada de alunos, por exemplo, sem colocar os alunos dentro de células? No caso, a lista adicionaria os alunos e guardaria suas próprias referências. Agradeço dese já.

Abraços!

4 respostas

Oi Guido, tudo bem? Poder você até pode fazer isso, mas fica um pouco confuso já que o papel de lista estará internalizado no modelo do Aluno.

Me parece que o aluno será a lista e não que você terá uma lista de alunos. Considerando isso, estaríamos gerando um problema semântico / de entendimento do código.

Olá Wanderson, tudo certo? Agradeço por sua resposta. Gostaria de mais informações a respeito de sua colocação em relação à confusão que se estabelece em uma lista ligada sem a classe Celula. Minha ideia inicial, seria criar uma classe chamada ListaLigada, a qual gerenciaria as referências dos elementos propriamente ditos, e não as células. Ou seja, a classe ListaLigada poderia gerenciar referências de alunos, ou carros, ou animais, talvez sem a necessidade de colocar estes objetos dentro de células. E sim colocando-os direto na lista ligada. Isto seria possível / viável? Agradeço desde já. Abraços!

solução!

Sim, mas veja lá, você não precisa criar essa lista na mão, a API do java já possui implementações assim. Nós aprendemos como criar elas pra entender como funcionam. Estruturas de Dados são um assunto mais ou menos conceitual, na prática a gente vai usar algo que já tem pronto e disponível na API da Linguagem.

Neste caso, você vai usar a LinkedList do pacote java.util

Essa LinkedList é justamente a lista ligada. Há várias outras listas que implementam a interface List. Recomendo usar essas classes já prontas.

Olá, tudo certo? Agradeço pelos esclarecimentos a respeito da API do java. Apenas questionei o modelo de lista ligada apresentado novídeo, pois assim meu aprendizado se torna mais rico. Mas é claro que, na prática, sempre utilizamos as classes já disponibilizadas, tais como: ArrayList que implementa um vetor, LinkedList que implementa uma lista ligada, HashSet que implementa um conjunto, etc. Mas gosto de modelar conceitualmente as estruturas, para me aperfeiçoar no entendimento dos algoritmos. Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software