Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

class ou id?

antes de ver a aula eu tinha me adiantado em arrumar o tamanho da imagembeneficios pra 50%, mas tinha utilizado um id ao invés de um class.

tive o mesmo resultado, mas por que o prof ensinou como class? qual a diferença e como saber qual é melhor em cada caso?

6 respostas
solução!

Oi Caique, tudo bem ? Bom eu vou ser bem sincero, não me lembro muito deste curso, mas a prática de se usar a class acaba sendo porque futuramente ele vai querer reaproveitar os mesmo atributos para outras imagens.

Vamos imaginar que você faça tudo com o id, para cada imagem que deve funcionar da mesma maneira então o seu código ficaria assim:

#id_1{
    width: 50%
}
#id_2{
}
#id_3{
}
#id_4{
}
#id_5{
}

Pode notar que o código acaba sendo muito grande, podemos otimizar isso fazendo o uso de class:

.class_1{
}

Viu como acabou sendo mais fácil e prático ? Espero ter conseguido sanar a dúvida e ajudar :D

entendi, sim! inclusive em vídeos seguintes ele acabou explicando isso e fez todo sentido obrigado pela resposta, raphael! abraço :D

É nóis ! XD :P

Espero poder ajudar e futuras dúvidas.

Sucesso nos estudos XD .

Opa, tudo bem? Bom, acredito que usar classe faça mais sentido para manipulação de estilo e Id para comportamento, pelo menos uso assim. Quando preciso alterar a cor de algum elemento uso a classe, mas se preciso capturar algum valor ou gerar algum evento eu prefiro usar o Id.

Oi Ismael !

Você pode utilizar classes também sem ser a manipulação de estilo.

Por exemplo, imagina que você tenha três inputs e você quer pegar os valores deles, então você pode utilizar uma classe default, para pegar os valores de todos.

Mas é claro, isso não é regra, acaba dependendo de equipe e desenvolvedor.

Estava com a mesma dúvida do colega. Obrigado por responderem, realmente o class fará mais sentido em um site com mtas imagens.