2
respostas

Cite pelo menos 1 exemplo de linguagem não verbal positiva e 1 de linguagem não verbal negativa e sinalize em quais situações você costuma mais utilizar uma linguagem não verbal como uma ferramenta a favor da sua comunicação.

Linguagem não verbal positiva: eu fico com o olhar fixo enquanto a pessoa me fala, quando estou interessado no assunto.

Linguagem não verbal negativa: geralmente, eu franzo muito a minha testa, eu posso até concordar, mas meu corpo automaticamente discorda da situação ou problema apresentado. Inclusive, já estou trabalhando um pouco mais a comunicação não verbal, pois fui pontuado em relação a transparecer insatisfação, às vezes. Ademais, quando não estou tão interessado, começo a perceber o ambiente ao meu redor, desviando meu olhar da falta da pessoa.

2 respostas

Olá, Gabriel! Tudo bem?

Sobre a linguagem não verbal positiva que você citou, o olhar fixo, é uma excelente maneira de demonstrar interesse e atenção ao que está sendo dito. Isso pode ser muito útil em situações como reuniões, entrevistas ou conversas importantes, onde é fundamental mostrar que você está engajado e valorizando a conversa.

Por outro lado, a linguagem não verbal negativa que você mencionou, como franzir a testa ou desviar o olhar, pode transmitir uma mensagem de desinteresse ou discordância, mesmo que não seja essa a sua intenção. É interessante que você já esteja trabalhando para melhorar isso. Uma dica é tentar manter uma expressão neutra ou positiva, mesmo quando estiver discordando ou desinteressado. Isso pode ser útil em situações onde é importante manter um bom relacionamento, como em um ambiente de trabalho ou em uma negociação.

Um exemplo prático seria: imagine que você está em uma reunião de trabalho e um colega está apresentando uma proposta que você não concorda. Ao invés de franzir a testa (linguagem não verbal negativa), você pode manter uma expressão neutra e, quando for a sua vez de falar, expressar sua opinião de maneira respeitosa e construtiva (linguagem verbal positiva).

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

linguagem não verbal positiva: eu fixo os meus olhos no emisso quando estou interessada no assunto.

linguagem não verbal negativa: eu fico inquieta quando não estou ineteressada sobre o assunto do emissor.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software